Tenda promove Mostra de Cordel e Feirinha Popular

Mostra de Cordel e Feirinha Popular
Reprodução

No próximo dia 29 (sexta-feira), a partir das 19 horas, a Tenda Teatro Popular de Ilhéus realizará a “Mostra de Poesia Popular de Cordel”. O evento, que possui entrada franca e classificação livre, tem o objetivo de incentivar a expressão da literatura popular e de cordel em nossa cidade e na região, e trará um encontro de poetas cordelistas em performances declamadas de poemas de cordel para o público. No prelúdio da Mostra e durante a mesma ocorre também a “Feirinha Popular de Produtos Regionais”, com abertura marcada para as 18 horas do mesmo dia.

A mostra contará com a presença do professor e poeta Lourival Piligra numa exposição oral sobre o reconhecimento da Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, e na sequência ocorrerá uma homenagem a Minelvino Francisco dos Santos, grande nome da poesia de cordel em nossa região e na Bahia. Na ocasião será feito também o lançamento do cordel “O Encontro de Helena com o Sereio”, de autoria de Alessandra Simões e Franklin Costa.

O encontro receberá ainda o Grupo 4° Compasso como atração musical da noite. O grupo é formado por jovens oriundos da Filarmônica Capitania dos Ilhéos e tem a proposta de resgatar gêneros brasileiros tradicionais e principalmente nordestinos como o Chorinho, o Baião, o Xote, o Maxixe, o Frevo, o Maracatu e misturar tudo isso com gêneros mais urbanos, fazendo assim uma grande salada de ritmos, gêneros e opções musicais. Com assinatura do Maestro Letto Nicolau, o Grupo 4° Compasso vem se apresentando em Ilhéus e cidades da região, a exemplo de Itacaré, se preparando para uma turnê pelos 9 estados do nordeste, pesquisando gêneros nordestinos e fazendo intercâmbio com grupos musicais para a montagem do Projeto Passeando pela Música brasileira.

Enquanto a Mostra ocorre no interior da Tenda, a Feirinha Popular de Produtos Regionais acontecerá na área externa, como parte da programação da noite. Montada para oferecer vários produtos feitos por pequenos comerciantes da região, o público terá a possibilidade de consumir itens como artesanatos diversos, produtos de beleza, moda e saúde, além de variedades gastronômicas a preços populares. O TPI sugere que os visitantes procurem trazer seus próprios copos, canudos e sacolas reutilizáveis a fim de diminuir a produção de lixo e assim contribuir para a preservação do meio ambiente.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.